Área de Descompressão: O que é e quando deve ser usada

Compartilhe

Muito se fala de flexibilidade de trabalho e ambientes mais livres, mas de fato, podemos perceber que a forma de trabalho que foca mais nos resultados entregues e menos em carga horária é cada vez mais comuns nas empresas brasileiras.

Algumas vantagens que podemos destacar aqui seriam principalmente relacionadas a aumento da produtividade e melhora do ambiente do trabalho (não só ambiente físico).

As salas de descompressão são ambientes descontraídos com objetivo de aliviar a pressão e principalmente, estimular a convivência e interação, entre as pessoas. Não são locais exclusivos para descansar, pois podem ser utilizados para sair do ambiente formal de trabalho e continuar outras atividades que exigem mais outros estímulos, mais criatividade ou simplesmente que podem ser feitas em outro formato.

Agora que já sabemos o que é uma área de descompressão, vai aí algumas dicas:

Alinhe os objetivos do espaço:

  • Quais atividades a equipe tem dificuldade em fazer no espaço atual?
  • Quais os objetivos estratégicos temos para a gestão de pessoas?
  • Será interessante locais em que as pessoas possam ficar no silêncio e concentradas?
  • Poderão fazer reuniões informais?
  • Será apenas para diversão ou relaxamento?

 

Para facilitar a organização e ter o melhor resultado possível, é importante pensar em todos os elementos que irão compor o ambiente. Eles devem estar alinhados com os objetivos traçados no início. Listamos alguns para serem observados.

Iluminação:

A iluminação, seja artificial ou natural, precisa ser pensada para deixar o ambiente mais agradável e preparado para as atividades que serão realizadas.

Decoração:

As cores e objetos de decoração vão grande diferença no espaço! Avalie o que se adequa de uma melhor forma para não deixar o ambiente pesado ou cansativo, eles precisam contribuir para o relaxamento e prazer.

Equipamentos: 

O espaço terá TV, cafeteira, roteador específico para uma boa internet, videogame? Definir quais equipamentos e onde eles ficaram dentro do ambiente precisam estar alinhados ao que o espaço se propõe a fornecer.

Mobiliário:

Os móveis devem ser pensados com cuidado! Ninguém consegue relaxar em móveis desconfortáveis! Procure produtos de boa qualidade para que eles não apresentem essa característica no decorrer do tempo e transforme o ambiente em um ambiente sem uso.

O ambiente de descompressão independente do objetivo inicial, deverá apresentar flexibilidade. Então os móveis devem permitir que os funcionários consigam mudar a configuração da sala. Assim, eles podem se prestar a uma conversa mais privada entre duas ou três pessoas ou, até mesmo, reunir um grupo de 20!

Uma das principais ideias de sala de descompressão é que ela seja confortável e aconchegante para todos, ou seja, atenda a diferentes necessidades e estilos de pessoas. Por isso, outra sugestão é pensar em móveis como sofás, pufes e até espreguiçadeiras ou redes como excelentes opções para relaxar o corpo e a mente.

E lembre-se: Busque ajuda de profissionais da área!

Fonte: https://gtrigueiro.com.br/

Produtos que você pode gostar:

Spin

Modularidade e Praticidade

Raya

Em ambientes de fluxos constantes, tudo precisa fluir

Balanço

Momento de pausa e descontração